Chapisco

 

Chapisco é uma argamassa usada para revestir paredes ou tetos. Sua finalidade é facilitar o revestimento posterior, garantindo maior aderência, devido à sua superfície porosa.

O chapisco é uma argamassa de cimento e areia média ou grossa sem peneirar no  traço 1:3. Deve ser utilizado no máximo até 2,5 horas a partir do contato da água com os demais componentes e desde que não haja qualquer sinal de endurecimento.

Consumo de materiais por m² de chapisco: cimento  = 2,25 kg - areia  = 0,0053m³

Os tetos devem ser previamente preparados mediante a aplicação de chapisco, que deverá receber adesivo para argamassa para garantia de aderência. Deve ser lançado sobre a alvenaria previamente umedecida com auxílio da colher de pedreiro ou projetora de argamassas, em uma única camada de argamassa. A camada de chapisco deve ser uniforme, fina e de acabamento áspero. De acordo com a NBR 7200 a espessura do chapisco é de 3 mm a 5 mm. A cura do chapisco se dá 24h depois da aplicação, realizada a cura , pode ser executado o emboço.

Com finalidade de reduzir custos, o chapisco pode ser usado como acabamento rústico, para revestimento externo, neste caso executado com vassoura, peneira ou projetora de argamassas salpicando até cobrir totalmente a superfície.

Constitui a primeira etapa de revestimento de uma alvenaria.

 

emboco

 

Há quatro tipos de chapiscos mais conhecidos:

  • Chapisco Rolado – Esse tipo de chapisco é aplicado com o rolo de textura e é adicionado à argamassa um aditivo que tem por finalidade a melhoria da aderência.
  • Chapisco Industrializado – Esse tipo de chapisco é usado geralmente em bases de baixíssima absorção e é aplicado com rolo de textura e, algumas vezes, com uma desempenadeira dentada.
  • Chapisco Convencional – Pode ser aplicado com uma colher de pedreiro, por lançamentos ou com o auxílio de uma peneira.
  • Chapisco com Pedra Britada – É usada em decoração de muros e paredes externas. A argamassa utilizada é constituída por areia, cimento, pedra britada e água. Pode-se adicionar pequena quantidade de cal.

 

A aplicação de chapisco através de processos mecanizados como é o caso de projetoras de argamassa requer uma atenção maior. Sempre que for utilizar uma projetora de argamassas para fazer o chapisco é muito importante lembrar das seguintes questões:

- o chapisco é muito mais complicado para qualquer tipo de projetora;

- apesar de render uma metragem consideravelmente maior, a projeção do chapisco deve ser feita de maneira uniforme e com muito cuidado para não exceder a espessura máxima recomendada;

- sempre que for temperar o chapisco de bater (betoneira, misturador contínuo ou misturador de eixo horizontal) lembre-se sempre de nunca deixá-lo em repouso antes da aplicação, ou seja, bateu o chapisco de maneira adequada, coloque-o na projetora e faça a proejtora funcionar imediatamente. Nunca deixe o chapisco em repouso no reservatório da projetora nem pare o serviço de aplicação enquanto ainda houver chapisco nas mangueiras.

- recomenda-se sempre a utilização de aditivos plastificantes no traço do chapisco para diminuir a desagregação da água e areia;

- deixar o chapisco em repouso mesmo que por poucos instantes fará com que a água desagregue da reia. A areia decanta e vai pro fundo do reservatório/mangueiras. Quando a projetora fizer pressão de bombeamento novamente a areia decantada sofrerá compactação e consequente entupimento. O chapisco tem que estar em movimento sempre.