Máquina de reboco e chapisco
Aplicação de reboco, chapisco e outros revestimentos com alta produção, qualidade e velocidade!
|
Projetor de argamassa para altíssima produtividade e qualidade.
Como qualidades principais para a obra podemos destacar:
- Muito mais economia de mão-de-obra, massas, energia elétrica e tempo de obra
- Maior qualidade
- Velocidade e produtividade
- Cansa menos o operário
- Menor desperdício de massa
- Fácil utilização
- Baixíssima manutenção
Aplicação
A máquina projetora de reboco é desenvolvida para aplicar revestimentos de massa, reboco/emboço e chapisco.
Este é o método mais eficiente de aplicar a maior parte das massas em pequenas, médias e grandes superfícies.
É também conhecida como projetor de reboco, projetora de argamassa ou máquina de reboco e chapisco.
Como funciona?
Após misturar a massa com qualquer tipo de misturador ou betoneira despeje no reservatório da BullX JET.
A BullX JET bombeia e transporta a massa pela mangueira até pistola de aplicação.
Um "spray" de chapisco ou reboco é gerado através da passagem de ar comprimido por dentro da pistola.
O operário direciona a pistola para a parede ou teto e aplica o revestimento (chapisco ou reboco) na superfície.
Para que tipo de obra é adequado?
Para obras pequenas, médias e grandes, desde uma pequena casa até obras com edifícios de várias torres.
A BullX JET é a única máquina de projeção de reboco e chapisco que tem vazão regulável, permitindo que se adapte em qualquer tamanho de obra.
Que tipo de massa pode ser utilizada para projeção?
Praticamente qualquer tipo de massa utilizada na construção civil, principalmente o seu traço feito na obra (mistura de cimento, cal, areia e água) onde nem sempre se faz necessária a utilização de aditivos plastificantes.
Economia na sua obra:
Utilizando a máquina projetora de argamassa BullX JET sua qualidade e produtividade aumentam consideravelmente, reduzindo o custo de mão-de-obra envolvida no processo de revestimento, reduzindo o tempo de entrega da obra, reduzindo custos de manutenção e desperdício de massa.
A BullX JET nasceu da experiência adquirida nas diversas situações de obras: populares, verticais, horizontais, baixo/médio/alto padrão, etc., para resolver os principais problemas encontrados nas máquinas disponíveis no mercado, transporte de massa e custo de manutenção.
Sem a utilização do sistema convencional de estator e rotor (camisa e eixo tipo parafuso), a BullX JET transporta e projeta os diversos tipos de massas utilizados atualmente na construção civil, mantendo o custo de manutenção muito mais baixo se comparado ao sistema convencional.
Pensando nisso, resolvemos desenvolver uma máquina totalmente nacional, de fácil manutenção, mais barata que qualquer outra máquina importada, de simples uso e, principalmente, de custo de manutenção mais baixo que qualquer outra, pois não utiliza o sistema convencional de estator e rotor (camisa e eixo tipo parafuso) que gastam muito rapidamente e tem custos altos para substituição.
Sendo uma máquina totalmente nacional, compacta, resistente e econômica, foi projetada para resolver problemas comuns relacionados à parte elétrica das obras. Sua simplicidade de alimentação elétrica permite ser ligada em qualquer tipo de instalação elétrica monofásica ou bifásica de 220 Volts (ou superior) com fornecimento em torno de 15 ampéres comum na maioria das edificações do país.
Se no seu local você estiver usando:
- 220 volts bifásico basta ligá-la (1 fase + 1 fase).
- 220 volts monofásico basta ligá-la (1 fase + neutro).
- 220 volts trifásico basta ligá-la em 2 fases (1 fase + 1 fase).
- 380 ou 440 volts trifásico basta ligá-la em fase e neutro (1 fase + 1 neutro).
Criamos desta forma para dirimir os problemas causados por outras máquinas quando a alimentação local é 380 Volts e a máquina enviada somente trabalhava com o painel alimentado por 220 Volts (ex).
Assim qualquer pessoa pode receber a máquina e ligá-la na tomada para começar seu trabalho. Dispensa a obrigatoriedade de um eletricista para ligá-la.
A BullX JET é equipada com um micro-computador que faz a maior parte do trabalho. Você controla o volume de bombeamento, a velocidade e sentido da bomba, se quer o auxílio de ar comprimido ou não.
A BullX JET se adapta às necessidades locais e tipos de massas graças ao seu sistema eletrônico (selado) de controle de vazão, ou seja, pode-se regular o volume de massa a ser projetado ou transportado.
- Se estiver projetando gesso, a camada é fina e pode-se reduzir a vazão.
- Se estiver projetando argamassa, a camada é mais grossa, aumenta-se a vazão.
- Se estiver bombeando massa autonivelante, diminui-se a vazão, enfim...
Você manda e a máquina se adapta às suas necessidades.
Por exemplo:
- Você tem disponibilidade de pessoal: aumente a vazão, faça 500m2 por dia de reboco com 5 ou 6 funcionários.
- 10 pessoas na equipe? Aumente a vazão para produzir 1.000m2 de reboco ao dia.
- Você trabalha com uma equipe de 2 ou 3 pessoas, diminua a vazão e faça 200m2 de reboco por dia.
Não é você ou sua equipe que tem que se adaptar ao trabalho da máquina.
Como a BullX JET oferece uma flexibilidade muito grande, pode-se utilizá-la inclusive para aplicar a massa de assentamento. Desligar o compressor de ar, fechar a válvula de controle pneumático que fica na pistola de projeção e diminuir a vazão de transporte de massa. Aponte a pistola para a parte superior dos tijolos e comece a bombear a massa. A BullX JET vai aplicar um filete de massa suficiente para o assentamento de tijolos. Essa é a maneira mais rápida e mais fácil de subir uma parede, seja de tijolos convencionais, solo-cimento ou de concreto celular.
Não são necessários muitos preparativos para utilizá-la. Quando a BullX JET chega no local de trabalho, basta uma tomada e pronto! Se quiser que a BullX JET tenha um excelente rendimento basta deixar a massa próxima e partir para o trabalho.
Pode-se dizer que, hoje, a BullX JET é a única bomba transportadora projetora de massas que consegue trabalhar com o seu traço feito na obra sem trazer danos à bomba ou excesso de desgaste por abrasão.
Se você optar por comprar alguma outra bomba transportadora projetora, pergunte antes ao vendedor como se resolve a questão do traço de obra. Certamente ele dirá que a areia tem que ser peneirada, precisa-se de areia média e areia fina misturadas e é imprescindível o uso de aditivo plastificante na massa. Utilizar bombas projetoras com sistema de estator/rotor tornam o traço feito na obra mais caro. Nós sempre recomendamos a utilização de aditivos plastificantes na argamassa feita na obra para melhorar o desempenho da máquina e também para melhorar o corte e desempeno da massa depois de aplicada. Recomendamos também que a areia seja peneirada, tanto para melhorar o rendimento da máquina quanto para melhorar a qualidade do reboco no trabalho de desempeno. Veja mais abaixo os "segredos do traço feito em obra para projeção".
O sistema eletrônico permite que a BullX JET seja mais inteligente e se adapte ao seu trabalho. Evita sobrecargas, estouros de mangueira de massa, excesso de pressão, perda de material e resolve através do seu sistema de reversão instantâneo a maioria dos problemas de entupimento da mangueira de transporte sem qualquer tipo de dano à bomba ou seus componentes. Ela é preparada pra isso!
A BullX JET vem equipada com um reservatório que é ligado à máquina através de uma mangueira. Este reservatório pode ser abastecido por betoneira comum, misturadores horizontais, misturadores contínuos ou quaisquer outros tipos de misturadores. Se não houver algum tipo de misturador na obra, você poderá "virar" a massa à mão (método tradicional) e simplesmente deixá-la na caixa de massa. A BullX JET se encarrega de transportar a massa da caixa até o local desejado ou para projeção.
A BullX JET possui controles de acionamento da bomba e acionamento do compressor de ar separados. Como opção, a BullX JET também poderá ser utilizada somente como bomba de recalque. Como sua força de transporte é grande, a BullX JET pode transportar massas por grandes distâncias, deixando-a próxima à central de massa poderá servir os profissionais com massas em quase todos os lugares da obra.
A BullX JET supera as expectativas.
Como essa pequena maravilha foi pensada em cada detalhe do que é necessário na área de revestimento, ainda deve-se levar em conta que a utilização da BullX JET melhora o nível de qualidade dos profissionais envolvidos. Como ela não precisa de nenhum tipo de especialização, qualquer operário, mesmo em início de carreira onde supõe-se que seu rendimento seja inferior aos demais, terá qualidade e versatilidade superiores a qualquer outro operário, já que sua utilização nivela os operários para cima com relação à qualidade dos serviços prestados. Isto traz enorme benefício e economia para o contratante.
Como vantagens podemos destacar:
- mangueira de massa com 1 polegada, basta somente 1 operador pois é mais leve.
- pistola mais leve e ergonômica, diminuindo consideravelmente a fadiga do trabalho e aumentando o rendimento da aplicação de massas em quaisquer ambientes. O operador não precisa se abaixar para fazer a projeção no rodapé. Também não precisa de apoios para projetar no teto.
- pistola de projeção com cabo alongado, alcançando distâncias maiores com menor necessidade de movimentação do operador. Alcança a projeção no teto sem necessidade de andaimes ou cavaletes. Diminui consideravelmente o índice de afastamento de funcionários por LER (lesão por esforço repetitivo).
- ligação elétrica simples, dispensa eletricista especializado. Basta uma tomada comum com 220 Volts ou superior.
- baixíssimo custo de manutenção, visto que não opera com sistemas de rotor e estator (camisa e eixo tipo parafuso).
- mais leve e compacta: fácil de transportar pela obra, cabe em qualquer elevador, pode acompanhar a equipe em espaços pequenos onde outras máquinas não entram. Pode-se transportá-la em qualquer veículo utilitário, necessitando apenas 2 pessoas para levantá-la.
- única máquina com capacidade de sucção de massa: caixa de massa, betoneiras, misturadores horizontais podem fornecer massa à BullX JET sem esforço ou adaptações. Permite trabalhar ao lado do operador ou próximo à central de massa.
- grande variação regulável de vazão, adaptando-se aos mais diversos tipos de obras e materiais e qualquer número de operários na equipe. Isso a torna muito mais rápida e versátil que qualquer outra máquina do mesmo segmento.
- limpeza fácil e rápida, basta um pequeno pedaço de espuma, um pouco de água e 5 minutos. Dispensa a obrigatoriedade do uso de bolinhas difíceis de se encontrar no mercado ou quaisquer outros materiais específicos.
- garante força constante nas aplicações, independendo da troca de operários na utilização da máquina. A força de aplicação promove aderência maior à parede e maior compactação dos grânulos da massa na superfície promovendo a impermeabilidade e resistência e diminuindo a incidência de ar e espaços vazios, desta forma garante por muito mais tempo a qualidade do revestimento aplicado.
- devido ao grande volume que pode transportar e projetar, acelera o trabalho e diminui muito o prazo de execução da obra consequentemente trazendo economia de mão-de-obra e tempo.
O processo de fabricação da BullX JET é algo que merece atenção. Cada unidade fabricada passa por minuciosa inspeção. Cada peça aplicada passa por rigoroso controle de qualidade. Suas peças que sofrem desgaste passam por exaustivos testes até que completem a qualidade máxima exigida a fim de entregar aos nossos clientes a melhor máquina que existe.
Cada BullX JET é como um sapato de cromo alemão. Cada uma é fabricada à mão, com atenção máxima em cada mínimo detalhe. Afinal de contas também somos consumidores e exigimos de nossos fornecedores a máxima atenção e qualidade em cada mínimo detalhe do que consumimos.
Nada menos do que o mínimo que poderíamos fazer! E prezamos muito para que o nosso mínimo seja muito mais do que o máximo que nossos concorrentes fazem, e seja muito mais que o máximo que nossos clientes esperam. Isso é respeito com você.
É multi-bomba porque pode bombear praticamente qualquer tipo de material fluido, com exceção de massas colantes, combustíveis ou materiais à base de petróleo. É excepcional na aplicação de piso autonivelante.
É multi-injetora porque pode aplicar os fluidos desde estaca raiz até preenchimento de vãos entre pedras. É mais prática na aplicação de estaca raiz.
É multi-projetora porque além de bombear os fluidos é preparada para fazer a aplicação destes através de projeção. Substitui as projetoras de argamassa, chapisco, massa corrida e gesso convencionais.
É multi-transportadora porque consegue succionar os fluidos e transportá-los a grandes distâncias dentro de uma obra, otimizando o transporte de materiais fluidos entre a central de mistura/armazenamento e a aplicação.
A BullX JET é capaz de resolver muita coisa pra você e, terminado o serviço, ela é capaz até de lavar seu carro!
Onde está a economia na utilização da BullX JET?
Consideremos os seguintes cálculos:
- 1 mês = 22 dias de trabalho em turnos de 8 horas (7 horas se considerarmos 1 hora de almoço).
- 1 bom pedreiro com salário de R$ 2.000,00 mais seu servente com salário de R$ 1.000,00 produzem em média 20m2 por dia = 440m2 por mês. (nesse caso estamos considerando que o pedreiro produz 40m2/dia, mas precisamos considerar que são 2 profissionais envolvidos para fazer a mesma quantidade)
- 1 BullX JET produz em média 600m2 por dia = 13.200m2 por mês.
Neste cálculo, o trabalho desempenhado pela BullX JET é equivalente ao trabalho de 30 bons pedreiros.
Nestes termos, os 30 pedreiros com seus respectivos serventes custariam à obra algo em torno de R$ 198.000,00 considerando salários e impostos por mês.
A BullX JET pode trabalhar com uma equipe de 4 a 5 operários na seguinte configuração:
- 1 servente sempre abastecendo a máquina com argamassa.
- 1 meio oficial fazendo a projeção.
- 2 ou 3 pedreiros sarrafeando (reguando) e desempenando a argamassa aplicada.
Se considerarmos uma boa equipe de 4 operários trabalhando com a BullX JET, logo no início dos trabalhos a BullX JET trará economia de 26 pedreiros e 26 serventes que correspondem a aproximadamente R$ 180.400,00. Neste caso é fácil prever em quanto tempo uma BullX JET estará completamente paga e rendendo lucros.
Desta forma, o uso da BullX JET trará enorme economia na mão-de-obra e uma aceleração muito grande no prazo da obra.
Estes cálculos são baseados em canteiros de obra, podendo variar de acordo com a região, capacitação profissional dos operários envolvidos e níveis de dificuldades da obra.
Normalmente, 1m3 de argamassa cobre 60m2 de parede.
Vamos fazer alguns cálculos para verificar a produtividade da BullX JET.
Para sermos mais realistas com relação às obras, vamos calcular da seguinte maneira:
Suponha que 1m3 de argamassa consiga cobrir 50m2 de parede na sua obra (considerando irregularidades da parede e outras situações como requadros, cantos e perdas).
Suponha também que sua equipe produza somente 500m2 de parede por dia.
Então temos:
71,42m2 de parede rebocada por hora = 500m2 de reboco aplicado por dia = 11.000m2 de reboco por mês.
Consumo de argamassa = 7.700m3 por mês
Para alcançar alto rendimento no serviço de revestimento:
- Faça sempre o trabalho de requadros antes. Os requadros que normalmente levam mais tempo para ficarem prontos servirão de guias (taliscas) para o trabalho de projeção, sendo desnecessárias diversas outras taliscas.
- Ao invés de aplicar as taliscas, procure utilizar metalon (metal normalmente utilizado para fazer grades de portões). Aplique os metalons nas paredes da mesma forma como se aplicam as taliscas e logo após as réguas mestras de metalon.
- O metalon suporta mais força que as réguas mestras recém aplicadas. Eles servirão para maior manobrabilidade da régua durante o trabalho de corte e desempeno.
- Procure utilizar réguas trapezoidais ou "H" para o trabalho de corte e desempeno. Quando estas réguas são aplicadas sobre os metalons recém aplicados, ganha-se muito mais área cortada/desempenada em muito menor tempo. Isso aumenta a produtividade do operário e diminui consideravelmente seu esforço.
- Após o revestimento secar ao ponto de toque, utilize uma colher de pedreiro para retirar os metalons que serviram como guias. Esses metalons poderão ser reutilizados indefinidamente em novas paredes.
Obs: o mesmo processo se aplica a tetos.
Isto é a tecnologia trabalhando pra você!
Segredos do traço feito em obra para projeção... |
Talvez seja a massa mais complexa para utilizada em máquinas de projeção.
Para que seu traço feito na obra tenha um bom rendimento em máquinas de projeção, não mostre travamentos ou entupimentos de mangueira de massa é necessário tomar alguns cuidados:
- Utilize 70% de areia média e 30% de areia fina. Se a areia fina não estiver disponível, aumente a quantidade de cal. A cal vai suprir a ausência de areia fina. Utilizar somente areia média na massa deixa espaços vazios entre os grãos de areia quando estes tentam se acomodar. Estes espaços vazios, muitas vezes imperceptíveis a olho nu, permitem que a água lave o cimento e o aditivo e os leve embora quando essa massa for submetida à pressão da bomba. Dessa forma, a água, o cimento e o aditivo são os primeiros a saírem da mangueira de massa, deixando somente a areia depositada no fundo da mangueira de massa. Quando a máquina fizer novamente pressão para empurrar a massa encontrará uma barreira de areia que foi deixada ali. Esse excesso de areia sem plasticidade sofrerá compactação imediata (que é a principal característica da areia). Essa é a maior causa de entupimentos de mangueiras.
- Procure fazer um traço rico (máximo de 5 medidas de areia para 1 medida de cimento).
- Use sempre aditivo plastificante no traço. O aditivo melhora a plasticidade da massa, impedindo que a pressão desagregue a água com cimento da areia, evitando entupimentos. Além disso, o aditivo retarda a secagem da argamassa e melhora a "pega" do material no substrato, permitindo assim que uma área maior possa ser projetada e haja tempo suficiente para o trabalho de corte e desempeno.
- Tente deixar a massa o mais fluído possível. Se a massa estiver escorrendo na parede procure deixá-la um pouco menos fluída. Essa é a melhor maneira de acertar a quantidade de água na massa para que haja um bom rendimento da projeção sem que haja entupimentos de mangueira de massa.
- Mesmo que o tempo seja curto, peneire sempre a areia para retirar as contaminações (resíduos que não fazem parte da argamassa como materiais ferrosos, orgânicos e outros) e agregados de granulometria fora do padrão. Pedras, pedriscos e outros materias de contaminação da areia podem provocar entupimentos da mangueira de massa e um grande transtorno quando a máquina pára por causa desses entupimentos. Se colocarmos os tempos no papel você poderá verificar que peneirar a areia sempre saíra mais barato e mais vantajoso.
Para testar a areia e a massa:
- Pegue um punhado da areia molhada (úmida) na mão e cerre o punho (feche a mão em forma de soco).
- Aperte a areia com força e abra a mão. Se esse "bolinho" de areia se despedaçar na mão então a areia não estará boa para projeção. Isso é sinal de falta de agregados finos na areia. Para equilibrá-la basta adicionar a areia fina, mexer novamente e refazer o teste. Se o "bolinho" de areia ficar compactado na mão então essa areia já estará equilibrada o suficiente para o acerto da massa. Esse equilíbrio é atingido quando se tem a areia devidamente compactada com grânulos médios e finos. Essa compactação é essencial para qualquer sistema de projeção.
- Adicione o cimento, a cal (se necessário) e o aditivo plastificante.
- Misture a massa até deixá-la homogênea.
- Se estiver utilizando betoneira para bater a massa recomendamos que bata a massa por pelo menos 5 minutos até que esteja homogênea.
- Se estiver utilizando misturador de argamassa recomendamos pelo menos 3 minutos de mistura ou até que a massa esteja homogênea.
- Após misturar a massa, pegue um punhado dessa massa na mão e cerre o punho novamente com força. Para que a massa esteja adequada à projeção, quando você abrir a mão deverá sobrar somente nata de cimento com alguns poucos grânulos de areia. Se sobrar algum "bolinho" de areia a massa precisará de mais água na mistura. Quando sobra o "bolinho" de areia na mão (nesta fase) é sinal que o risco de entupimento da mangueira de massa é grande porque a massa correrá o risco de compactar ainda na mangueira de massa, antes de ser projetada.
- Procure sempre misturar a massa (bater) em um tempo curto, sempre verificando que a massa esteja devidamente homogênea (livre de bolas de cimento ou areia). Misturar a massa por muito tempo incorpora ar em excesso e a resistência e impermeabilidade da massa após aplicada podem ficar comprometidas.
- Após misturar a massa, procure projetá-la no menor tempo possível. Após a hidratação do cimento, este entra num processo químico que terá sua maior qualidade se aplicado mais rápido. Quanto mais tempo o cimento fica em contato com a água sendo manipulado, menor será a sua qualidade e consequente durabilidade (resistência e impermeabilidade).
Essas dicas são aplicáveis em traços feitos em obra e também para argamassas usinadas (massa branca).
Nos casos em que se utiliza argamassa industrializada (seca/ensacada) recomenda-se não estocar por muito tempo para evitar umidade e formação de pedras de cimento dentro dos sacos de argamassa. Se for necessário peneire a argamassa industrializada para certificar-se que não há elementos contaminadores (granulometria fora do padrão).
O que já foi testado com a BullX JET:
- Água
- Mosto
- Argamassa traço de obra
- Argamassa usinada
- Argamassa posolânica
- Argamassa hidráulica
- Argamassa industrializada
- Chapisco
- Gesso
- Massa corrida
- Nata de cimento
- Monocapa
- Hidrossemeadura
- Estaca raiz
|