O que é...

 

A BullX JET é uma nova concepção de máquina para construção civil cujo objetivo é transportar e projetar argamassas em geral. É também conhecida como máquina de reboco, projetora de reboco, projetora de chapisco ou máquina chapadeira de massas.

 

É construída com tecnologia inovadora, altamente resistente, muito compacta, muito fácil de usar e com grande capacidade de transporte e projeção de massas.

 

Desenvolvida diretamente em canteiros de obras, para atender as necessidades dos engenheiros, dos pedreiros, dos serventes e, principalmente, a realidade das obras brasileiras.

 

Criada por técnicos com anos de experiência em representação e aplicação nos canteiros de obras em diversas regiões do Brasil que acompanham de perto as dificuldades das obras, dos operários, as grandes diferenças de composição dos materiais de revestimento e as limitações de muitas outras máquinas fabricadas no Brasil e importadas.

 

É concebida para resistir às duras condições de trabalho em obras, seja uma obra pequena de reforma ou grandes obras onde o prazo de execução e a qualidade dos revestimentos são extremamente importantes.

 

É desenvolvida para se obter a maior produtividade no acabamento (chapisco, reboco, gesso, massa corrida, etc.) com muito mais qualidade e desempenho de aplicação.

 

Concepção...

 

A BullX JET nasceu da experiência adquirida nas diversas situações de obras: populares, verticais, horizontais, baixo/médio/alto padrão, etc., para resolver os principais problemas encontrados nas máquinas disponíveis no mercado, transporte de massa e custo de manutenção.

 

Sem a utilização do sistema convencional de estator e rotor (camisa e eixo tipo parafuso), a BullX JET transporta e projeta os diversos tipos de massas utilizados atualmente na construção civil, mantendo o custo de manutenção muito mais baixo se comparado ao sistema convencional. Em seu sistema inovador utiliza-se um pistão flexível que é substituível diretamente no canteiro de obra, sem a necessidade de qualquer técnico ou técnicas especiais. Sua substituição leva em torno de 10 minutos. Seu custo está em torno de 50% mais baixo que qualquer sistema de estator/rotor.

 

Desenvolvida totalmente no Brasil, somente com componentes nacionais, de fácil manutenção, mais barata que qualquer outra máquina importada, de simples uso e, principalmente, de custo de manutenção mais baixo que qualquer outra, pois não utiliza o sistema convencional de estator e rotor (camisa e eixo tipo parafuso) que desgastam muito rapidamente e tem custos muito elevados para substituição.

 

Sendo uma máquina totalmente nacional, compacta, resistente e econômica, foi projetada para resolver problemas comuns relacionados à parte elétrica das obras. Sua simplicidade de alimentação elétrica permite ser ligada em qualquer tipo de instalação elétrica monofásica ou bifásica de 220 Volts (ou superior) com fornecimento em torno de 15 ampéres (comum na maioria das edificações do país).

Se no seu local você estiver usando:

  • 220 volts bifásico basta ligá-la (1 fase + 1 fase).
  • 220 volts monofásico basta ligá-la (1 fase + neutro).
  • 220 volts trifásico basta ligá-la em 2 fases (1 fase + 1 fase).
  • 380 ou 440 volts trifásico basta ligá-la em fase e neutro (1 fase + 1 neutro).

Criamos desta forma para dirimir os problemas causados por outras máquinas quando a alimentação local é 380 Volts e a máquina enviada somente trabalhava com o painel alimentado por 220 Volts (ex).

Assim qualquer pessoa pode receber a máquina e ligá-la na tomada para começar seu trabalho. Dispensa a obrigatoriedade de um eletricista para ligá-la.

 

Flexibilidade...

 

A BullX JET é equipada com um micro-computador que faz a maior parte do trabalho. Você controla o volume de bombeamento/projeção, a velocidade e sentido da bomba, se quer o auxílio de ar comprimido ou não.

 

A BullX JET se adapta às necessidades locais e tipos de massas graças ao seu sistema eletrônico (selado) de controle de vazão, ou seja, pode-se regular o volume de massa a ser projetado ou transportado.

  • Se estiver projetando gesso, a camada é fina e pode-se reduzir a vazão.
  • Se estiver projetando argamassa para reboco, a camada é mais grossa, aumenta-se a vazão.
  • Se estiver bombeando massa autonivelante, diminui-se a vazão, enfim...

    Você manda e a máquina se adapta às suas necessidades.

 

Por exemplo:

  • Você tem disponibilidade de pessoal: aumente a vazão, faça 500m2 por dia de reboco com 5 ou 6 funcionários.
  • 10 ou mais pessoas na equipe? Aumente a vazão para produzir 1.000m2 de reboco ao dia.
  • Você trabalha com uma equipe de 2 ou 3 pessoas, diminua a vazão e faça 200m2 de reboco por dia.

 

Não é você ou sua equipe que tem que se adaptar ao trabalho da máquina. A BullX JET foi concebida para adaptar-se ao seu tipo de trabalho.

 

Como a BullX JET oferece uma flexibilidade muito grande, pode-se utilizá-la inclusive para aplicar a massa de assentamento. Desligar o compressor de ar, fechar a válvula de controle pneumático que fica na pistola de projeção e diminuir a vazão de transporte de massa. Aponte a pistola para a parte superior dos tijolos e comece a bombear a massa. A BullX JET vai aplicar um filete de massa suficiente para o assentamento de tijolos. Essa é a maneira mais rápida e mais fácil de subir uma parede, seja de tijolos convencionais, solo-cimento ou de concreto celular.

 

Não são necessários muitos preparativos para utilizá-la. Quando a BullX JET chega no local de trabalho, basta uma tomada e pronto! Se quiser que a BullX JET tenha um excelente rendimento basta deixar a massa próxima e partir para o trabalho.

 

Pode-se dizer que, hoje, a BullX JET é a única bomba transportadora projetora de massas que consegue trabalhar com o seu traço feito na obra sem trazer danos à bomba ou excesso de desgaste por abrasão.

 

Utilizar bombas projetoras com sistema de estator/rotor tornam o traço feito na obra mais caro. Nós recomendamos a utilização de aditivos plastificantes na argamassa feita na obra para melhorar o desempenho da máquina e também para melhorar o corte e desempeno da massa depois de aplicada, mas deixamos sempre claro que a utilização de aditivos plastificantes não são obrigatórios quando se utiliza a BullX JET. Recomendamos também que a areia seja peneirada, tanto para melhorar o rendimento da máquina quanto para melhorar a qualidade do reboco no trabalho de desempeno. Veja mais abaixo os "segredos do traço feito em obra para projeção".

 

Tecnologia...

 

O sistema eletrônico permite que a BullX JET seja mais inteligente e se adapte melhor ao seu trabalho. Evita sobrecargas de energia elétrica poupando o tempo de vida útil da máquina, estouros de mangueira de massa evitando ferimentos em funcionários/operários, excesso de pressão, perda de material e resolve, através do seu sistema de reversão instantâneo, a maioria dos problemas de entupimento da mangueira de transporte sem qualquer tipo de dano à bomba ou seus componentes. Ela é preparada pra isso!

 

A BullX JET vem equipada com um reservatório que é ligado à máquina através de uma mangueira. Este reservatório pode ser abastecido por betoneira comum, misturadores horizontais, misturadores contínuos ou quaisquer outros tipos de misturadores. Se não houver algum tipo de misturador na obra, você poderá "virar" a massa à mão (método tradicional) e simplesmente deixá-la na caixa de massa. A BullX JET se encarrega de transportar a massa da caixa até o local desejado ou para projeção. Opcionalmente você pode até deixar a massa na betoneira que a BullX JET se encarrega de "puxar" a massa.

 

A BullX JET possui controles de acionamento da bomba e acionamento do compressor de ar separados. Como opção, a BullX JET também poderá ser utilizada somente como bomba de recalque. Como sua força de transporte é grande, a BullX JET pode transportar massas por grandes distâncias, deixando-a próxima à central de massa poderá servir os profissionais com massas em quase todos os lugares da obra.

 

Vantagens...

 

A BullX JET supera as expectativas. Nós não economizamos na qualidade dos componentes.

 

Como essa pequena maravilha foi pensada em cada detalhe do que é necessário na área de revestimento, ainda deve-se levar em conta que a utilização da BullX JET melhora o nível de qualidade dos profissionais envolvidos. Como ela não precisa de nenhum tipo de especialização, qualquer operário, mesmo em início de carreira onde supõe-se que seu rendimento seja inferior aos demais, terá qualidade e versatilidade superiores a qualquer outro operário, já que sua utilização nivela os operários para cima com relação à qualidade dos serviços prestados. Isto traz enorme benefício e economia para o contratante.

 

Como vantagens podemos destacar:

  • mangueira de massa com 1 polegada, basta somente 1 operador pois é mais leve.
  • pistola mais leve e ergonômica, diminuindo consideravelmente a fadiga do trabalho e aumentando o rendimento da aplicação de massas em quaisquer ambientes. O operador não precisa se abaixar para fazer a projeção no rodapé. Também não precisa de apoios para projetar no teto.
  • pistola de projeção com cabo alongado, alcançando distâncias maiores com menor necessidade de movimentação do operador. Alcança a projeção no teto sem necessidade de andaimes ou cavaletes. Diminui consideravelmente o índice de afastamento de funcionários por LER (lesão por esforço repetitivo).
  • ligação elétrica simples, dispensa eletricista especializado. Basta uma tomada comum com 220 Volts ou superior.
  • baixíssimo custo de manutenção, visto que não opera com sistemas de rotor e estator (camisa e eixo tipo parafuso).
  • mais leve e compacta: fácil de transportar pela obra, cabe em qualquer elevador, pode acompanhar a equipe em espaços pequenos onde outras máquinas não entram. Pode-se transportá-la em qualquer veículo utilitário, necessitando apenas 2 pessoas para levantá-la.
  • única máquina com capacidade de sucção de massa: caixa de massa, betoneiras, misturadores horizontais podem fornecer massa à BullX JET sem esforço ou adaptações. Permite trabalhar ao lado do operador ou próximo à central de massa.
  • grande variação regulável de vazão, adaptando-se aos mais diversos tipos de obras e materiais e qualquer número de operários na equipe. Isso a torna muito mais rápida e versátil que qualquer outra máquina do mesmo segmento.
  • limpeza fácil e rápida, basta um pequeno pedaço de espuma, um pouco de água e 5 minutos. Dispensa a obrigatoriedade do uso de bolinhas difíceis de se encontrar no mercado ou quaisquer outros materiais específicos.
  • garante força constante nas aplicações, independendo da troca de operários na utilização da máquina. A força de aplicação promove aderência maior à parede e maior compactação dos grânulos da massa na superfície promovendo a impermeabilidade e resistência e diminuindo a incidência de ar e espaços vazios, desta forma garante por muito mais tempo a qualidade do revestimento aplicado.
  • devido ao grande volume que pode transportar e projetar, acelera o trabalho e diminui muito o prazo de execução da obra consequentemente trazendo economia de mão-de-obra e tempo.

 

Também devemos considerar a qualidade do revestimento aplicado. Enquanto um pedreiro consegue fazer uma lançamento de reboco na colher em torno de 3 a 3.5 kgmf/cm2 a BullX JET faz as aplicações entre 11 e 14 kgmf/cm2 (dependendo da fluidez do material) melhorando a impermeabilidade do revestimento aplicado.

O pedreiro ainda apresentará muita variação na força de aplicação conforme sua estafa no trabalho diário enquanto que a BullX JET oferecerá a mesma força de aplicação durante todo o seu processo de trabalho, independendo da troca de mão-de-obra.

 

Com seu sistema mais inteligente ela é feita para proteger seus bens maiores na obra: o seu investimento na máquina e, principalmente a saúde do seu operário.

 

Qualidade...

 

O processo de fabricação da BullX JET é algo que merece atenção. Cada unidade fabricada passa por minuciosa inspeção. Cada peça aplicada passa por rigoroso controle de qualidade. Suas peças que sofrem desgaste passam por exaustivos testes até que atinjam a qualidade máxima exigida a fim de entregar aos nossos clientes a melhor máquina que existe.

 

Cada BullX JET é como um sapato de cromo alemão. Cada uma é fabricada à mão, com atenção máxima em cada mínimo detalhe. Afinal de contas também somos consumidores e exigimos de nossos fornecedores a máxima atenção e qualidade em cada mínimo detalhe do que consumimos.

 

Nada menos do que o mínimo que poderíamos fazer! E prezamos muito para que o nosso mínimo seja muito mais do que o máximo que nossos concorrentes fazem, e seja muito mais que o máximo que nossos clientes esperam. Isso é respeito com você.

 

Adaptabilidade...

 

É multi-bomba porque pode bombear praticamente qualquer tipo de material fluido, com exceção de massas colantes, combustíveis ou materiais à base de petróleo. É excepcional na aplicação de piso autonivelante.

 

É multi-injetora porque pode aplicar os fluidos desde estaca raiz até preenchimento de vãos entre pedras. É mais prática na aplicação de estaca raiz.

 

É multi-projetora porque além de bombear os fluidos é preparada para fazer a aplicação destes através de projeção. Substitui as projetoras de argamassa, chapisco, massa corrida e gesso convencionais.

 

É multi-transportadora porque consegue succionar os fluidos e transportá-los a grandes distâncias dentro de uma obra, otimizando o transporte de materiais fluidos entre a central de mistura/armazenamento e a aplicação.

 

A BullX JET é capaz de resolver muita coisa pra você e, terminado o serviço, ela é capaz até de lavar seu carro!

 

Ganhos...

 

Onde está a economia na utilização da BullX JET?

Consideremos os seguintes cálculos:

  • 1 mês = 22 dias de trabalho em turnos de 8 horas (7 horas se considerarmos 1 hora de almoço).
  • 1 bom pedreiro com salário de R$ 2.000,00 mais seu servente com salário de R$ 1.000,00 produzem em média 20m2 por dia = 440m2 por mês. (nesse caso estamos considerando que o pedreiro produz 40m2/dia, mas precisamos considerar que são 2 profissionais envolvidos para fazer a mesma quantidade)
  • 1 BullX JET produz em média 600m2 por dia = 13.200m2 por mês.
    Neste cálculo, o trabalho desempenhado pela BullX JET é equivalente ao trabalho de 30 bons pedreiros.
    Nestes termos, os 30 pedreiros com seus respectivos serventes custariam à obra algo em torno de R$ 198.000,00 considerando salários e impostos por mês.

 

A BullX JET pode trabalhar com uma equipe de 4 a 5 operários na seguinte configuração:

  • 1 servente sempre abastecendo a máquina com argamassa.
  • 1 meio oficial fazendo a projeção.
  • 2 ou 3 pedreiros sarrafeando (reguando) e desempenando a argamassa aplicada.
    Se considerarmos uma boa equipe de 4 operários trabalhando com a BullX JET, logo no início dos trabalhos a BullX JET trará economia de 26 pedreiros e 26 serventes que correspondem a aproximadamente R$ 180.400,00. Neste caso é fácil prever em quanto tempo uma BullX JET estará completamente paga e rendendo lucros.

 

Desta forma, o uso da BullX JET trará enorme economia na mão-de-obra e uma aceleração muito grande no prazo da obra.

Estes cálculos são baseados em canteiros de obra, podendo variar de acordo com a região, capacitação profissional dos operários envolvidos e níveis de dificuldades da obra.

 

Sua tecnologia permite que seja uma máquina com múltiplas funções.

 

Produtividade...

 

Normalmente, 1m3 de argamassa reveste 60m2 de parede.

Vamos fazer alguns cálculos para verificar a produtividade da BullX JET.

Para sermos mais realistas com relação às obras, vamos calcular da seguinte maneira:

Suponha que 1m3 de argamassa consiga cobrir 50m2 de parede na sua obra (considerando irregularidades da parede e outras situações como requadros, cantos e perdas).

Suponha também que sua equipe produza somente 500m2 de parede por dia.

Então temos:

71,42m2 de parede rebocada por hora = 500m2 de reboco aplicado por dia = 11.000m2 de reboco por mês.

Consumo de argamassa = 7.700m3 por mês

 

Em dinheiro podemos ter:

- Consideremos que o m2 seja contratado a R$ 10,00 (com variações de acordo com as regiões do Brasil).

- Acompanhando o cálculo de produção física acima, convertendo em produção teremos:

- 71,42m2 de parede rebocada por hora correspondem a (71,42 metros X R$ 10,00 por metro) = R$ 714,20 por hora.

- Se o dia trabalhado for de 7 horas, essa produção corresponderá a (R$ 714,20 por hora X 7 horas) = R$ 4.999,40 bruto por dia.

- então 11.000m2 produzidos de reboco por mês = R$ 110.000,00 em dinheiro.

Nesses cálculos aproximados, a sua BullX JET deverá estar completamente quitada em menos de 1 semana de uso.

 

Para alcançar alto rendimento no serviço de revestimento:

  • Faça sempre o trabalho de requadros antes. Os requadros que normalmente levam mais tempo para ficarem prontos servirão de guias (taliscas e mestras) para o trabalho de projeção, sendo desnecessárias diversas outras taliscas.
  • Ao invés de aplicar as taliscas, procure utilizar metalon (metal normalmente utilizado para fazer grades de portões). Aplique os metalons nas paredes da mesma forma como se aplicam as taliscas e logo após as réguas mestras de metalon.
  • O metalon suporta mais força que as réguas mestras recém aplicadas. Eles servirão para maior manobrabilidade da régua durante o trabalho de corte e desempeno.
  • Procure utilizar réguas trapezoidais ou "H aberta" para o trabalho de corte e desempeno. Quando estas réguas são aplicadas sobre os metalons recém aplicados, ganha-se muito mais área cortada/desempenada em muito menor tempo. Isso aumenta a produtividade do operário e diminui consideravelmente seu esforço.
  • Após o revestimento secar ao ponto de toque, utilize uma colher de pedreiro para retirar os metalons que serviram como guias. Esses metalons poderão ser reutilizados indefinidamente em novas paredes.
  • Opcionalmente pode-se utilizar a desempenadeira elétrica para otimizar consideravelmente o trabalho de desempeno. As desempenadeiras elétricas rendem muito mais que o desempeno manual cobrindo uma área muito maior e desempenando uma quantidade muito superior que o método convencional.

Obs: o mesmo processo se aplica a tetos.

 

Isto é a tecnologia trabalhando pra você!

 

Clique aqui para baixar a planilha para cálculo de rendimento de reboco projetado com a BullX JET.

 

 

 Eco responsabilidade...

 

Desde o início do desenvolvimento da BullX nossa preocupação também era a "eco responsabilidade".

Tudo na BullX JET é pensado para diminuir ao máximo qualquer impacto ambiental negativo.

Temos como resíduos:

  • Cavaco de aço que é recolhido e encaminhado às fundições para reaproveitamento;
  • Papelões e plásticos das embalagens de componentes que são utilizados no processo fabril que, igualmente, são recolhidos, separados e encaminhados para reciclagem;
  • PVC e cobre que sobram dos pequenos cortes de fiação elétrica são separados e enviados à reciclagem.

Até no funcionamento da máquina tomamos o maior cuidado para com o ambiente. Um sistema eletrônico mais inteligente de controle de energia permite que haja uma economia muito maior. Um motor menor com uma capacidade maior de força também é aplicado na máquina, minimizando substancialmente o consumo de energia durante o processo de trabalho da máquina.

Mínimos detalhes que fazem a diferença, como a ponteira de borracha que aproveita a maior parte da massa que está sendo aplicada, diminuindo a perda de material durante a aplicação e, mesmo o pouco material que sobra no chão pode ser reaproveitado na própria máquina.

Até no processo de limpeza, que entre as outras máquinas do segmento utilizam uma grande quantidade de água, na BullX JET a quantidade é mínima.

Tudo pensado para você ter a melhor máquina, com menor custo de manutenção, menores gastos diversos.

Mais respeito com você e com o meio ambiente.

 

   

 

Veja as características técnicas da BullX JET clicando aqui.

 

Veja o quadro comparativo da BullX JET e suas concorrentes.

 

Treinamento feito por técnicos experimentados e especializados.

 

Depois de conhecer essa nova máquina você chegará à conclusão que os outros fabricantes deveriam fornecer suas máquinas gratuitamente para seus clientes!